sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

GÊNEROS e PÚBLICOS-ALVO de Anime



Introdução

   Yo mina-chan, tudo bem com vocês? Eu sou a Esthela, e hoje vim falar sobre gêneros de animes e mangás! Além dos gêneros "normais", como por exemplo, fantasia, ficção científica, terror, romance, etc, os animes têm uma variedades de termos para classificar o conteúdo e público-alvo da obra. Pois então, vamos lá!!



Públicos-alvo

   Shounen: em japonês, a palavra shounen significa "garoto". No mundo dos animes, o termo serve para designar obras cujo público-alvo são garotos adolecentes, normalmente contando com uma história de ação e um protagonista masculino. É o gênero mais popular entre animes e mangás!
    Exemplos de shounen são: Naruto, One Piece, Dragon Ball, Bleach, Boku no Hero Academia, Sword Art Online, Inuyasha, etc.


Boku no Hero Academia

   Shoujo: a tradução dessa palavra é "garota", então já dá pra imaginar que são chamadas assim obras que tem garotas adolecentes como público-alvo. Geralmente animes shoujo são de romance e tem uma protagonista feminina!
   Exemplos de shoujo: Sailor Moon, Fruits Basket, Kamisama Hajimemashita, CardCaptor Sakura, Kaichou wa Maid-sama, Orange, Kimi ni Todoke, etc.


Kamisama Hajimemashita

   Seinen: a palavra significa "adulto", o termo define animes voltado para homens de 18 a 40. Geralmente trás temas mais sérios e complexos, ou cenas violentas.
    Exemplos: Death Note, Tokyo Ghoul, Steins;Gate, Akira, Elfen Lied, Mirai Nikki, Psycho-Pass (desses eu só vi Death Note, a maioria dos animes que vejo são shounen e shoujo, não vejo muitos seinen), etc.


Death Note

   Josei: significa "mulher", são obras voltadas para mulheres adultas. Geralmente são de romance, mas representam isso de forma mais realista e madura que nos shoujos. 
    Alguns exemplos são: Natsuyuki RendezvousShouwa Genroku Rakugo Shinjuu, Honey and Clover, Kuragehime, Usagi Drop (desses eu não vi nenhum), etc.


Shouwa Genroku Rakugo Shinju

   Kodomo: significa "criança", são animes voltados para crianças de 4 a 10 anos. Como são para o público infantil, as histórias são fáceis de compreender e normalmente passam lições e importância dos valores.
   Exemplos: Bakugan, Beyblade, Pokemon, Chibi Devi, Super Campeões (acho que era isso), etc.

Pokemon


Gêneros:

   Mahou shoujo: também conhecido como magical girl, é uma variação do shoujo, e significa "garota mágica". Obras mahou shoujo são aquelas onde a protagonista tem poderes mágicos. Um ótimo exemplo é Sailor Moon, que foi um mangá revolucionário para os mahou shoujo, criando uma característica onde a protagonista e as diversas personagens mágicas eram garotas comuns que ganham seus poderes através de algo!
   Outros exemplos são: Sailor Moon, Glitter Force, CardCaptor Sakura, Puella Magi Madoka Magica, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Shugo Chara!, Urahara, etc.

Madoka Magica

   Mahou shounen: bom, acho que já dá pra prever que mahou shounen são animes com garotos mágicos (e que também são conhecido como magical boy)! 
   Exemplos: Naruto, My Hero Academia, Inuyasha, Cavaleiros de Zodíaco, etc.


Inuyasha

   Bishoujo: animes com personagens femininas bonitas. Exemplo: Sailor Moon, PreCure, Kamikaze Kaito Jeanne, etc.

Pretty Guardian: Sailor Moon
   Bishounen: anime com personagens masculinos de aparência bonita e/ou afeminada. Exemplo: Fruits Basket, Free!, Kuroko no Basket, Uta no Prince-sama, Ouran Highschool Host Club, Amnesia, etc.

Free!

   Shoujo-ai: são animes que retratam relações homossexuais entre mulheres, mas são animes leves. O máximo que você encontra nesse gênero são mãos dadas e abraços, talvez beijos mas provavelmente não, pois as personagens são geralmente ginasiais.
   Exemplos: Yuru Yuri, Candy Boy, Aoi Hana, Mari-sama ga Miteru, Sasameki Koto, etc.


Yuru Yuri

   Shounen-ai: aqueles que retratam relacões homossexuais entre homens, e assim como o shoujo-ai, é bem leve. 
   Exemplos: Sekai-ichi Hatsukoi, Yuri!!! on Ice, No.6, Kuroshitsuji, Bahairo no Hoho no Koro, etc. 


Yuri!!! on Ice

   Yuri: uma obra que tem relações lésbicas mais sérias, e que contém sexo implícito, também é conhecido como GL (girls love).
   Exemplos: Shoujo Kakumei Utena, Citrus, Kashimashi: Girl Meets Girl, Sakura Trick, Strawberry Panic (também não vi nenhum desses), etc.


Sakura Trick

   Yaoi: uma obra que tem relações gays, com sexo implícito. Esse gênero tem como público-alvo garotas heterosexual, e também é conhecido com BL (Boys Love).
   Exemplos: A Mader of Life and Death (webcomic), Loveless, Junjou Romantica, Hybrid Child, Love Stage! (o anime), etc.


Junjou Romantica (deve ser do(a) mesmo(a) mangaká que Sekai-ichi Hatsukoi, percebam o queixo e a boca dos personagens. Além disso, notem que todos os uke e todos os seme são iguais, só muda a roupa!!!!)

   Bara Yaoi: esse é um subgênero do yaoi, caracteriza-se por ser feito por homossexuais e ser dedicado a homossexuais. Não consegui encontrar obras desse gênero, e como eu não li nenhuma, não vou poder dar exemplos.

   Orange: é tipo um hentai yuri, uma obra que retrata relações lésbicas com sexo explícito, também é conhecido como dark yuri. Eu nunca vi um anime desse gênero, e não vou dar nenhum exemplo, tchau...

   Lemon: um hentai yaoi, também é conhecido como dark yaoi. Exemplos: Ai no Kusabi, Love Stage! (o mangá), e um bem famoso que você com certeza já ouvi falar sobre... Boku no Pico!

   Hentai: uma obra que retrata pornografia. Eu nunca vi hentai, mas acho que tem um chamado Tentáculos?

   Futanari: um sub-gênero do hentai, que retrata personagens hermafroditas. É meio impossível de acreditar que haja uma obra assim, então não vou dar exemplo nenhum, acredito que ninguém tenha interesse de ver algo assim.

   Lolicon: uma obra que retrata o relacionamento de uma menina mais nova com alguém mais velho, também uma variação do hentai.

   Shotacon: é como o Lolicon, mas com o relacionamento de um menino, ao em vez de uma menina, com um adulto, e geralmente homem. Novamente, Boku no Pico é um exemplo. A sociedade japonesa não considera ilegal esse tipo de obra contanto que não acontece indecências com crianças reais, o México também aceita, e alguns até alegam que obras assim desestimulam pedófilos de procurar por crianças reais.

   Ecchi: é um anime com cenas sensuais. Desse gênero tem aos montes, porém a podução de obras ecchi está caindo cada vez mais. Os únicos ecchi que eu vi foi Kami Nomi zo Shiru Sekai Fuuka, que na verdade nem eram ecchi.

   Smutt: um romance com cenas explícitas, voltado para o público feminino. Não vi nenhuma obra desse gênero, mas tem Love Celeb, Yarichin Bitch.

   Gore: são aqueles animes sanguinolentos e com muita violência, geralmente reratando temas sombrios e sobrenaturais. Eu também nunca vi, mas Tokyo Ghoul e Mirai Nikki são exemplos de gore.

   Mecha: animes com robôs gigantes. Exemplos: Code Geass, Evangelion, Breack Blade, Sidonia no Kishi, Macross, etc.


Neon Genesis Evangelion

   Kemono: animes onde os personagens são animais com características humanas. Há muitos hentai desse tipo. Exemplo: Shirokuma Cafe


Shirokuma Cafe

   Moe: esse termo é usado pelos otakus para descrever uma personagem que seja kawaii, inocente e pura. Um anime de gênero moe seria aquele que tem personagens e cenas fofinhas, que geralmente é voltado para o público masculino, embora ter shoujos com esse gênero.
   Exemplos: Yuru Yuri, Acchi Kocchi, Himouto! Umaru-chan, Urahara, etc.


Urahara

   Aniparô: animes que fazem paródia de outros animes, mangás. Acredito eu que One Punch Man seja classificado como aniparô.

   Gender Bender: uma obra que retrata transexualidade. Exemplos: Hourou Musuko, Prunus Girl, Himegoto (até agora, Hourou Musuko é o único desse gênero que gostei, pois diferente dos outros que fazem piadinhas com travestis, retrata a transsexualidade de forma realista e bem trabalhada), etc.


Hourou Musuko

   Slice of Life: são animes que contam o cotidiano de um personagem, seja sobre sua vida toda ou um período específico. 
   Exemplos: Himouto! Umaru-chan, Azumanga Daioh, Hourou Musuko, Bakuman, Shirobako, Barakamon, etc.


Bakuman


   Bom, foi isso pessoal, espero ter ajudado, ehehe! Se souberem de algum outro gênero que não comentei, por favor, me digam (fora dark orange e dark lemon, esses eu prefiro não comentar, e só pelo nome vocês já devem ter uma noção do que se trata)...!! Esperem algo sobre "tipos de deres" pra próxima postagem! (.> u 0.)~~

   Vejam também:
   - Recomendação: 5 Animes Que Amo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!