segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Grell Sutcliff e a Diferença de SEXO, GÊNERO e ORIENTAÇÃO SEXUAL

Imagem relacionada
Introdução
      Olá, mina-chan, tudo bem com vocês?♡ Hoje eu vim falar de um tema diferente do que estão acostumados a ver! Neste post estarei falando sobre: o que é sexo, identidade de gênero e orientação sexual, a diferença entre eles e os tidos de gênero e sexualidade. E pra não dizerem que o assunto fugiu muito do que é o foco do blog, vou usar a (o?) Grell Sutcliff, de Kuroshitsuji, como referência!!

Ìndice

   - Grell Sutcliff e o Motivo Desse Post
   - Siginificado de Sexo
   - Siginificado de Identidade de Gênero
      ~ Cisgênero
      ~ Transgênero, Transexual e Travesti
      ~ Não-Binário
   - Significado de Orientação Sexual
      ~ Heterossexualidade 
      ~ Homossexualidade
      ~ Bissexualidade
      ~ Pansexualidade
      ~ Skoliossexualidade/Ceterossexualidade
      ~ Androginossexualidade
      ~ Demissexualidade
      ~ Polissexualidade
      ~ Gray/Assexualidade
      ~ Androssexualidade
      ~ Ginessexualidade
      ~ Akoissexualidade/Lithossexualidade
   - Siginificado de Genderless
   - Diferença Entre Sexo, Identidade de Gênero e Orientação Sexual

Grell Sutcliff e o Motivo Desse Post


      Grell é um personagem do mangá Kuroshitsuji, ou Black Butler. Quando Grell apareceu pela primeira vez no anime, ela estava com um cabelo ruivo comprido, seu olhos tinham cílios, seu busto não aparentava ter seios femininos, usava uma roupa "social", um casaco longo vermelho com um laço atrás, sapato de salto alto vermelho e não tinha uma voz nem tão aguda nem tão grave. Ela disse que estava matando as prostitutas por estar apaixonada pela Lady Red. Neste momento eu concluí que Grell era um homem. Depois que a Lady red foi morta, Grell ficava paquerando o Sebastian, um dos personagens principais que é o mordomo demônio que dá o nome ao anime. Eu ainda assim achava que Grell era um homem, afinal, existem gays no mundo, e Kuroshitsuji tem um enorme fandom de fujoshis (meninas que gostam de yaoi, gênero que retrata relações gays). Quando o chefe de Grell apareceu, ela ficou dando em cima dele também.
      Até o episódio 16, por aí, eu achava que Grell era homem, quando Ciel, o protagonista, disse "aquela mulher matou [...]" e depois de algumas falas Grell disse algo como "ai, eu sou o tipo de mulher que [...]". Eu fiquei confusa, pois me lembrava de momentos em que os personagens se referiam a ela como "ele", mas poderia ser um erro na tradução ou na legenda. Então eu procurei e encontrei uma Wiki se referindo a Grell como "uma shinigami".
       Hoje, eu estava procurando numa wiki de shipps, shipps yaoi em animes que eu conhecia. Eu estrei num fandom de Kuroshitsuji e vi lá - "shipps yaoi: Grell x Undertaker, shipps yuri: Grell x Red"! De novo, eu fiquei confusa, muito confusa, e cliquei no nome da (do?) Grell pra ver o que o site dizia a respeito dela (dele?). Estava lá escrito - "gênero: feminino, sexo: masculino, sexualidade: bissexual"... NANI??!!! Até agora, eu estava procurando a diferença e definição de sexo e gênero pra entender esse personagem! Então, depois da maioria das minhas dúvidas serem esclarecidas, decidi tentar esclarecer as coisas para as pessoas que passaram pelo que passei ou querem saber sobre o assunto!! Vamos lá?
Imagem relacionada

Significado de Sexo

      Depois de muita pesquisa, cheguei a isso: sexo é uma categoria biológica, uma condição natural que diferencia o físico masculino e feminino. Se você nasceu com o órgão genital masculino, seu sexo é masculino. Se nasceu com um órgão genital feminino, seu sexo é feminino. (Se você não sabe com qual orgão sexual nasceu, daí é intersexo.)
Imagem relacionada

Siginificado de Identidade de Gênero
      Gênero tem a ver com o modo que você se vê na sociedade. Com qual gênero você se identifica e quer ser reconhecido pelos outros. Se você se identifica como homem, mulher, ambos ou nenhum. Há três tipos principais de identidade de gênero: cisgênero, transgênero e não-binário.
      Cisgênero: uma pessoa cisgênero é aquela que se identifica com o sexo que lhe foi atribuído quando nasceu. Se você nasceu sendo do sexo masculino e se considera um homem, então você é um homem cisgênero. 
      Transgênero, Transsexual e Travesti: uma pessoa transgênero é aquela que se identifica com o sexo oposto ao que nasceu. Você pode ter nascido com um físico "masculino", mas se identifica mais com coisas consideradas pela sociedade "femininas" (isso inclui vestimenta, comportamento, etc), então você é uma mulher transgênero. A transgeneridade geralmente se manifesta quando se é novo, se uma criança tem preferência por fazer coisas consideradas comuns á pessoas do seu sexo oposto, isso pode ser ou não um sinal de transgeneridade. Já uma pessoa transsexual, é alguém que opta por fazer cirurgia de mudança de sexo. E travesti é aquele que se veste com roupas do sexo oposto. Ambos, pessoas transsexuais e travestis, são também considerados transgênero, por não se identificar com o sexo com que nasceu!
      Não-Binárie / genderqueer: é alguém que não se identifica com nenhum sexo ou com ambos! Como dito no site https://www.significados.com.br/, "essa classificação mistrura características femininas e masculinas, ou total indiferença de ambos". Há vários "tipos" de gêneros não-binários: que é os dois gêneros ao mesmo tempo; não tem nenhum gênero; é algo intermediário entre os dois gêneros; um gênero que pode fluir pra outro as vezes; etc. 
Imagem relacionada
Os protagonistas de Hourou Musuko, o único anime gender-bender que eu gosto. Diferente da maioria dos gender-bender, que fazem piadinhas com travestis, esse anime retrata a transsexualidade de modo mais realista e sério. A história é sobre Nitori, um garoto que quer ser garota, e sua amiga Takatsuki, uma garota que quer ser um garoto. O anime é muito bom e bem bonitinho, até ganhou um prêmio pelo seu visual todo estilo aquarela!

Significado de Orientação Sexual

      Orientação sexual, ou sexualidade, se refere ao tipo de pessoa que você se sente atraído sexualmente. Existem 4 tipos principais de sexualiade: heterossexualiade, homossexualiade, bissexualiade e panssexualidade.
     Heterossexualidade: como já devem saber, heterossexualidade é atração sexual ou amorosa por pessoas do seu sexo oposto. Uma mulher heterossexual é aquela que gosta de homens, e um homem hetero é aquele que gosta de mulheres! 
     Homossexualidade: como também já devem saber, homossexualidade é atração por pessoas do mesmo sexo que você. Um homem homossexual (denominado gay) gosta de homens, e uma mulher homo (denominada lésbica) gosta de mulheres.
     Bissexualidade: é a atração pelos dois sexos. Uma mulher bi gosta de homens e mulheres, e um homem bi gosta de mulheres e homens.
     Panssexualidade: é a atração por indivíduos não importando o sexo ou gênero. acredito que na diferenciação de pan com bi, podemos dizer que pessoas pan não gostam de rotular as outras de acordo com o gênero, ao em vez de dizer "eu gosto de homem e mulher". Podem ser atraídos por pessoas do gênero feminino, masculino, trans, não-binário, e todas as formas possíveis.
      Skoliossexualidade / ceterossexualidade: atração sexual por pessoas não-binárias ou genderqueer, não importando a expressões de gênero da pessoa.
      Androginossexualidade / ginandrossexualidade: atração sexual por pessoas de aparência andrógina (aparência que não é feminina nem masculina, ou os dois ao mesmo tempo), ou por mulheres e homens simultaneamente, ou por pessoas trans não-binárias de gênero andrógine
      Demissexualidade: alguém que só se atrai sexualmente por indivíduos com quem tenha uma ligação, emocional, psicológica, ou intelectual.
      Polissexualidade: atrações sexual por muitos gêneros mas não todos (olha, apartir do pan, o negócio já não é mais de minha compreensão, e não estou sabendo explicar direitinho pois nem eu mesma entendo, então vai ficar por aqui emso)
      Grayssexualidade: uma sexualidade assexual (sem atração sexual) onde pessoas só se sentem atraídas raramente, em situações e circunstancias específicas.
      Androssexualidade: atração especificamente só por homens.
      Ginessexualidade: atração só por mulheres.
      Akoissexualidade / lithossexualidade: quando uma pessoa, inconsientemente, deseja que sua atração não seja correspondida. Apenas ela pode se sentir atraída, podendo perder o interesse se a pessoa corresponder á sua atração (eu li sobre issso e fiquei... NANI?! É masoquismo...)



Significado de Genderless

      Genderless, aparentemente, é um termo que surgiu na moda a um tempo atrás. Ele se refere á vestimentas que não são consideradas nem masculinas nem femininas, e que podem ser usadas por qualquer pessoa! No Japão até, existe o Genderless Kei!! É um estilo, adotado principalmente por homens, onde usa-se roupas genderless, com o propósito de justamente confundir as pessoas e as fazerem questionar sobre o gênero daquela pessoa com uma aparência genderless kei!
Imagem relacionada  Imagem relacionada  

Diferença Entre Sexo, Identidade de Gênero e Orientação Sexual
 
      Mesmo que eu já tenho explicado cada um, acho importante falar sobre eles juntos e esclarecer suas diferenças! O seu sexo tem a ver com os genes com que você nasceu, enquanto identidade de gênero tem a ver com qual gênero você se identifica! Por exemplo, a Grell. Grell nasceu homem, por isso seu sexo foi colocado como masculino na Wiki, mas ela se identifica como mulher, por isso seu gênero está como feminino. 
      Agora, identidade de gênero não necessariamente interfere na orientação sexual da pessoa (além do nome da orientação sexual que a pessoa adotar). Uma mulher trans (homem que se identifica como mulher), por exemplo, pode ser heterossexual (gostar de homens), homossexual (gostar de mulheres), bissexual, panssexual, ou que seja! Além disso, só por que uma pessoa é bi ou pan, não necessariamente siginifica que ela é mais propensa a ser infiel ou "tem mais possibilidades com quem trair a pessoa amada". Não necessariamente, mas vai depender da pessoa, né... Bom, voltando á personagem de referência, A Grell, que é bissexual, gosta de homens e mulher (mas geralmente dá em cima de homens)!!

      Bom, é isso, pessoal! Espero ter esclarecido suas dividas quanto á Grell Sutcliff! Confira também:
      - Último post da TAG 30 Dias com Anime: Anime Mais Recente (tem o link para todos os outros dias no final desse post)
      - Recomendação: 5 Anime Que Amo (metada da TAG Yin Yang)
      - Tipos de Dere 
      - TOP5 Animes e Mangás Shoujo
      - Bandas e Idols Preferidos #2 - J-Rock e Visual Kei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!